Projeto de Subsídio Global - Rotary Club de Pirapozinho - Dizendo Não à Deficiência

Projeto de Subsídio Global - Rotary Club de Pirapozinho - Dizendo Não à Deficiência

por Rotary Club de Pirapozinho

Área de enfoque
Prevenção e tratamento de doenças

Introdução

1.       Título do Projeto

Dizendo Não à Deficiência: Desenvolvimento Psicomotor em Crianças portadoras de deficiências

2.       Justificativa

            A integração sensorial se inicia na vida intra-uterina, e se desenvolve devido à interação com o ambiente, através de respostas adaptativas. O sistema nervoso (SN) é o órgão responsável pela integração das diversas sensações recebidas.

O processo pelo qual o sistema nervoso central (SNC) localiza, classifica e organiza os impulsos sensoriais, e transforma as sensações em percepção, para que o homem possa interagir com o meio é denominada integração sensorial.

            A integração sensorial oferece oportunidades para o sujeito organizar a sua conduta, fornecendo condições para explorar suas necessidades e para o SN organizar os estímulos; produzindo com isso respostas adaptativas adequadas exigidas pelo ambiente. Quando isso acontece de forma adequada, ocorre o processo chamado de Integração ou Processamento Sensorial. Quando o SNC tem dificuldade em processar, e organizar as informações recebidas, e não prepara uma resposta adequada ao estimulo, significa que está ocorrendo um déficit no processamento sensorial.

            Crianças com paralisia cerebral e outras deficiências neuromotoras, frequentemente apresentam disfunções no processamento sensorial, que algumas vezes impõem maiores limitações do que a desordem neuromotora. Nestes casos, a utilização das técnicas de integração sensorial interfere positivamente no nível de alerta, controle postural, tônus postural, interpretação e regulação da velocidade de ritmo do ator motor, iniciação da sequências motoras, habilidades de planejamento motor e desempenho funcional.

            O processo de intervenção aos sujeitos que apresentam déficit no processamento sensorial, visa propiciar o input sensorial, o processamento/integração e output sensorial. Através da organização das informações recebidas e o favorecimento de respostas adaptativas, favorece a diminuição das disfunções sensoriais apresentadas.

Os profissionais envolvidos poderão intervir de forma a favorecer a recepção, o processamento e a resposta adaptativa ao meio, através da integração de informações sensoriais que serão proporcionadas diante dos estímulos ofertados em uma sala de  integração sensorial.

Por fim, o público alvo irá se beneficiar da implantação desse serviço, devido a integração sensorial ser importante na atuação dos déficits apresentados, minimizando assim as disfunções detectadas; intervindo de forma a favorecer a recepção, o processamento e a emissão de respostas adaptativas ao meio, através da  integração de informações sensoriais que foram propiciadas no decorrer da intervenção.

1.       Descrição do Projeto

O projeto consiste na aquisição de equipamentos específicos para desenvolvimento psicomotor dos alunos na APAE de Pirapozinho/SP-Brasil, atendendo 100 pessoas portadoras de diferentes tipos de deficiências.

A integração sensorial é uma metodologia de atendimento desenvolvida por Terapeuta Ocupacional para profissionais da área, porém, atualmente, tem aberto esta intervenção terapêutica para outros profissionais de reabilitação, como fisioterapeutas e fonoaudiólogos.

A Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente.

O método visa a quantidade e a qualidade de estímulos proporcionados ao sujeito, para que busque um equilíbrio modulado, dando assim, uma resposta que esteja de acordo com suas capacidades e com o meio, melhorando o desempenho de uma criança, em seu processo de aprendizagem. A partir disso, define a integração sensorial como a habilidade inata em organizar, interpretar sensações e responder apropriadamente ao ambiente, de modo a auxiliar o ser humano no uso funcional, nas atividades e ocupações desempenhadas no dia-a-dia.

Quem
  • Rotary Club de Pirapozinho - D4.510
  • Distrito 4.510
  • Rotary Club de Rauch - D 4.921 - Argentina
  • Rotary Club de Punta Alta - D 4.921 - Argentina
  • Distrito 4.921 - Argentina
  • Fundação Rotária

e diversos parceiros que direta e indiretamente apoiaram as ações do Rotary Club de Pirapozinho fortalecendo essa conquista.


O quê

1.       Metodologia

A APAE de Pirapozinho vem buscando inovar a sua metodologia, oferecendo novas técnicas de tratamento através da integração sensorial, como coadjuvante no programa de prevenção e tratamento de crianças com atraso no desenvolvimento neurospicomotor, déficits neurológicos e sensoriais.

Através da anamnese e avaliação inicial pelo profissional habilitado, é elaborado o planejamento terapêutico. A abordagem tem como objetivo promover a integração das sensações, principalmente do sistema tátil, vestibular e proprioceptivo. Sendo trabalhado desenvolvido através de atividades lúdicas e com a participação ativa do usuário; aumentando assim a habilidade de processamento das informações e respostas apropriadas aos estímulos.

A terapia ocorre em um ambiente organizado, motivador, alegre, rico em materiais e equipamentos suspensos e de solo, promovendo uma oferta sensorial adequada às possibilidades e necessidades do usuário.

A frequência e duração das sessões serão determinadas de acordo com a avaliação, plano de tratamento, vindo a suprir as necessidades individuais de cada usuário. A organização sensorial propicia o desenvolvimento do esquema corporal, maturação dos reflexos, segurança postural, consciência bilateral e planejamento motor.

 

2.       Benefícios do Projeto

  • Promover melhora do comportamento dos alunos;
  • Facilitar respostas adaptativas físicas e emocionais;
  • Propiciar um nível mais elevado de alerta;
  • Criar um ambiente lúdico;
  • Permitir a compreensão da forma como o aluno toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressarem por meio do corpo, localizando-se no tempo e no espaço;
  • Melhorar os movimentos: coordenação motora global e fina, e equilíbrio estático e dinâmico;
  • Influenciar a capacidade de aprendizagem: concentração em especial;
  • Contribuir para que consiga cumprir com êxito os desafios propostos nas atividades;

 

3.       Principais Critérios de Sucesso

Os itens abaixo serão avaliados e apurados mensalmente em parceria com a entidade beneficiada.

  • Quantidade de alunos atendidos;
  • Evolução das crianças mediante as atividades específicas com os novos recursos (equipamentos);
  • Taxa de inclusão social dos alunos;

Onde

APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pirapozinho - escola de Educação Especial "Dr. José Ikeda"

Rua Antenor Ferreira Soares, 202 - Pirapozinho/SP


Quando

Projeto teve início no Ano Rotário 2018/2019 com a estruturação e apresentação a Fundação Rotária.

No Ano Rotário 2019/2020 realizamos a captação dos recursos, parcerias e validação do projeto.

e no Ano Rotário 2020/2021 tivemos a execução e entrega do projeto.

acesse o link (clique aqui) e veja um pouco dessa trajetória e utilização da estrutura proporcionada à APAE com este projeto Global.

 

Pessoas Beneficiadas
150

Fotos



 

Localizar site dos clubes