por Rotaract Club de Tupi Paulista
O suicídio não é um fenômeno recente, porém os números têm impactado fortemente os órgãos internacionais de saúde e demonstrado que estamos diante de um grave problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida por ano, esse número representa quase 6% da nossa população, o Brasil fica atrás somente dos EUA. No mundo, são cerca de 800 mil suicídios ao ano. Desde 2003, o dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, no Brasil, a campanha Setembro Amarelo foi iniciada em 2015. As pesquisas indicam que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida, no Brasil, a cada 46 minutos uma pessoa desiste de viver. A realidade se torna ainda mais devastadora quando se identifica o perfil das vítimas brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde avaliados nos últimos quatro anos e divulgados numa pesquisa no ano passado a maioria é homem, negro, com idade entre 15 e 29 anos. As pesquisas demonstram, ainda, que mais de 90% das pessoas que se suicidam possuem uma doença mental relacionada, como a depressão. Entre os jovens, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, dando destaque a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de drogas. Situações como desemprego, sensações de vergonha, desonra, desilusões amorosas, além de antecedentes de doenças mentais também são fatores de risco para o suicídio. Mas o mais importante de tudo segundo a OMS o suicídio tem prevenção em 90% dos casos, portanto, por mais delicado que possa ser tratar do assunto, é cada vez mais importante falarmos dele.
Rotary, Rotaract e Interact Club de Tupi Paulista.
Realizar uma palestra com profissionais da psicologia sobre os fatores que podem levar uma pessoa ao sucídio, como identificar seus sinais e como ajudar quem está em sofrimento psicológico e mental.
Transmitir a palestra ao vivo na página do Rotary Padrinho no Facebook e no canal do Rotaract no YouTube, alcançando o maior número possível de pessoas da comunidade.
Alertar as pessoas sobre como identificar os sinais que podem levar alguém a tirar própria vida, como elas podem ajudar ou conseguir ajuda e conscientizá-las de que é possível prevenir o suícidio.
Através de live transmitida pela página do Rotary Club de Tupi Paulista no Facebook e canal do Rotaract Club de Tupi Paulista no YouTube.
10 de setembro de 2020.
História
Colégio de Governadores
Governadores Assistentes
Equipe Distrital
Clubes do Distrito
Rotary International
Brazil Office
Quantos Somos
Contato
Política de Privacidade
Junte-se a líderes
Troque Ideias
Entre em Ação
Áreas de Enfoque
Objetivos
Visão
Missão
Valores
Nossos Princípios