Conta Individual:
Atualização dos dados pessoais
Inscrição individual em eventos
Cadastro de acompanhantes
Pagamento de mensalidade
Consulta de atas do clube
Recuperação via quiz
Sam Owori, presidente eleito do Rotary International, faleceu inesperadamente por complicações pós-cirúrgicas na quinta-feira, dia 13 de Julho. Sam era associado do Rotary Club de Kampala, em Uganda há 38 anos. Sam era membro da Comissão Regional Pólio Plus da África e da Comissão Internacional Pólio Plus.
“O Rotary é um estilo de vida para mim – alicerçado em um valor intrínseco e responsabilidade pelo semelhante”, disse Sam no ano passado. “Estou altamente satisfeito em saber que, por meio do Rotary, sou capaz de ajudar muitas pessoas.”
Clique aqui para baixar o Informativo 245.
A comunidade rotária mundial foi surpreendia na manhã da última sexta-feira, dia 14, horário de Brasília, com a notícia do falecimento do Presidente Eleito do Rotary International, Gestão 2018-19, Samuel Frobisher Owori, que seria o primeiro presidente da organização mundial da Uganda, África, que sofreu uma parada cardíaca durante uma cirurgia na perna, em Dallas, nos Estados Unidos. Ele assumiria a organização humanitária presente em 219 países, dia primeiro de julho de 2018. Rotariano desde 1978, Owori serviu o Rotary International em diversas funções, e se destacou por desempenhar um papel fundamental no crescimento do Rotary naquele país, além de, ser representante rotário para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e ONU-Habitat. Estudou direito, relações do trabalho, gerenciamento de negócios, recursos coorporativos, microfinanças e marketing em instituições da Inglaterra, Japão, Suíça, Tanzânia e Estados Unidos, inclusive em Harvard Business School.
O presidente atual do Rotary International, Ian Riseley, encaminhou nota oficial a todos os líderes rotários, enaltecendo a surpresa e a ausência do líder mundial. “Sam Owori foi uma pessoa extremamente especial, e seu falecimento inesperado é uma perda imensurável para o Rotary e o mundo”, escreveu o atual dirigente mundial em mensagem eletrônica espalhada pelo mundo. “Fiquei surpreso, como todos, e lamento o acontecido, pois, Sam Owori era jovem e tinha posicionamentos importantes para o desenvolvimento do Rotary”, comentou o atual Diretor do Rotary no Brasil, o empresário, Paulo Augusto Zanardi, associado do Rotary Club de Curitiba-Cidade Industrial, no Distrito 4730 do Rotary International.
De acordo com o Estatuto do Rotary International, a Comissão de Indicação para Presidente deverá escolher o substituto do Presidente Eleito, respeitando as normas estatutárias e os prazos previstos, o quanto antes, para os devidos cuidados quanto ao planejamento da próxima gestão. “Participei como membro desta comissão que escolheu Sam Owori”, recordou o Diretor do Rotary no Brasil, Gestão 2003-05, o médico Luis Coelho de Oliveira, associado do Rotary Club de Limeira, no Distrito 4590 do Rotary International. “Ele era muito simpático, carismático e profundo conhecedor das lides rotárias”, completou o brasileiro. “A morte dele entristece o mundo rotário”, completou o médico paulista.
No Distrito 4510 do Rotary International a repercussão foi de muita lamentação por parte dos líderes rotários do centro oeste do interior paulista. O atual Governador do D4510 do RI, o meteorologista Maurício de Agostinho Antônio, associado do Rotary Club de Bauru-Terra Branca, lembrou quando esteve com o líder mundial, em San Diego, EUA, em fevereiro. “Conversamos muito e percebi se tratar de uma pessoa diferenciada”, recordou. O Governador do D4510 do RI, Gestão 2006-07, o engenheiro Alonso Campoi Padilha Júnior, associado do Rotary Club de Bauru-Norte, recordou recentemente do discurso de Sam Owori, na Convenção Internacional do Rotary, em Atlanta, principalmente sobre o intercâmbio internacional de jovens. “Um líder inspirador. Grande perda”, disse o bauruense. O jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado do Rotary Club de Marília-Pioneiro, também lamentou o falecimento, dizendo que Sam Owori, seria um dos líderes mundiais de pouca idade e que daria um ritmo diferente a organização. “Sem contar a experiência de vida dele que é algo admirável”, completou o Governador do D4510 do RI, Gestão 2011-12. “Era uma pessoa cheia de vida, feliz, e bem objetivo sobre suas ideias quanto ao Rotary”, ressaltou o médico Wilson Hironobu Yamashiro, Governador do D4510 do RI, Gestão 2016-17.
#Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
Owori estava programado para ser o primeiro Uganda a liderar o Rotary International, uma organização de serviços humanitários que une líderes comprometidos com a melhoria das vidas e trazendo mudanças positivas e duradouras para as comunidades ao redor do mundo.
Seu mandato como 108º presidente estava programado para começar em 1 de julho de 2018, após a instalação na Convenção Rotária Anual em Toronto-Canadá. Ele morreu em Dallas, nos Estados Unidos, depois de passar por uma operação na perna.
Owori é creditado por desempenhar um papel instrumental no crescimento do número de clubes em Uganda de nove a 89 ao longo de 29 anos. Ele é membro do Rotary desde 1978
Além de seu trabalho no Rotary, Owori é diretor executivo do Instituto de Governança Corporativa de Uganda. Ele já atuou como diretor executivo do Banco Africano de Desenvolvimento, diretor-gerente do Uganda Commercial Bank Ltd. e diretor do Uganda Development Bank.
Ele estudou direito, relações de trabalho, gerenciamento de negócios, gerenciamento de recursos corporativos, microfinanças e marketing em instituições da Inglaterra, Japão, Suíça, Tanzânia e Estados Unidos, incluindo Harvard Business School.
Desde que se tornou membro do Rotary em 1978, Owori serviu o Rotary como coordenador regional da Fundação Rotária, coordenador regional de membros do Rotary International, Representante do Rotary International para o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e ONU-Habitat e diretor do Rotary International.
Os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, na região centro oeste do interior do Estado de São Paulo realizaram neste último final de semana, importante atividade em colaboração com a Secretaria Municipal da Saúde, no trabalho de prevenção contra a Hepatite B e C e sífilis. “Nosso trabalho foi o de reunir pessoas da comunidade com interesse em saber se estão com as doenças ou não”, disse a presidente do clube rotário mariliense, que reuniu os rotarianos das 9 as 16 horas de sábado, no centro comercial da cidade, próximo ao Terminal Rodoviário Urbano, quando 161 testes foram realizados e nenhum caso foi diagnosticado. “Foram encontrados nove casos de sífilis”, apontou a presidente.
Durante a atividade os rotarianos organizaram as filas, atraiam interessados, distribuíram panfletos, acomodaram o pessoal de trabalho e ofereciam suporte aos participantes. “Tínhamos cinco enfermeiras realizando os exames e outros cinco na triagem”, comentou a cirurgiã dentista, Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares, que esteve durante o tempo todo auxiliando os profissionais da área da saúde. “Criamos uma condição para que o procedimento fosse ágil, rápido e funcional”, comentou a empresária Vera Lúcia Marques da Costa, que também colaborou como rotariana. “Muita gente demonstrou interesse, principalmente o pessoal com mais idade”, constatou o jornalista Márcio Cavalca Medeiros que manteve contato direto com o pessoal que transitava no local. “Diante do interesse o pessoal esperava tranquilamente a vez de ser atendido”, completou a empresária Mayra Di Manno, que orientou o acesso do pessoal aos exames.
Esse trabalho desenvolvido pelos rotarianos é numa parceria com a Associação Brasileira de Portadores de Hepatite (ABPH), que é uma organização não governamental com objetivo de ser uma fonte de ajuda e informação para portadores de hepatite. “Nosso principal foco é divulgar informações para a comunidade sobre a existência da doença, assim como as causas e consequências”, disse o rotariano e médico Humberto Silva, presidente da ABPH. “Adquirimos uma grande quantidade de testes, e queremos chegar nos 3 milhões de testes, e identificaremos 45 mil portadores em 3 anos”, calcula o dirigente que é portador de Hepatite. A parceria com o Rotary International no Brasil, visa disponibilizar esses testes para qualquer clube rotário interessado. “Além disso, oferecemos acesso para tratamento e cura dos portadores de hepatite, por meio de diversas ações sociais”, comentou Humberto Silva, ao agradecer o envolvimento rotário na campanha.
A hepatite B, a mais comum, é uma doença transmitida por vírus e que causa irritação e inflamação do fígado. No Brasil, estima-se que 15% da população já foi contaminada e 1% é portadora crônica da doença. A hepatite B é causada pelo vírus B (chamado também de VHB). Uma vez dentro do organismo humano, o vírus ataca as células do fígado e começa a se multiplicar, levando à inflamação do órgão. As formas de transmissão do vírus B são: sexual, sanguínea e vertical. A hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST), pois pode ser transmitida de pessoa a pessoa por meio do contato com sêmen, saliva e secreções vaginais durante relação sexual desprotegida. A transmissão sanguínea ocorre por meio do compartilhamento de seringas com sangue contaminado, que é uma prática comum entre usuários de drogas injetáveis, em acidentes com material perfurante contaminado, por meio de pequenos ferimentos presentes na pele e nas mucosas, hemodiálise, por transfusão de sangue - principalmente quando a contaminação acontece do doador de sangue para o receptor.
Os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Coroados, no Distrito 4510 do Rotary International, na região centro oeste do interior do Estado de São Paulo, promoveram no mesmo dia da cerimônia de posse do novo Conselho Diretor, para a Gestão 2017-18, uma ação solidária em benefícios aos 70 idosos que são assistidos pela Mansão Ismael de Marília. “Nosso clube tem uma característica um pouco diferente dos clubes rotários habituais”, disse o presidente empossado, o representante comercial, Adriano Giraldi Martins, que reuniu os associados do clube, familiares, convidados e parceiros para a cerimônia realizada nas dependências do asilo que recebeu os donativos.
Dezenas de fraldas, papel higiênico, sabonetes, shampoos, pasta de dente, perfumes, cremes, hidratantes, e algumas cestas básicas, foram entregues pelos rotarianos que durante 30 dias buscaram entre empresários, comerciantes e voluntários, toda a mercadoria doada pela comunidade mariliense. “Nós mesmos doamos alguns produtos, ou seja, houve a participação de dezenas de pessoas que compreendem a importância de ajudar, uma instituição séria e muito querida em nossa comunidade”, disse o dirigente recém empossado para os próximos 12 meses de gestão do clube rotário mariliense. “Nosso clube não faz cerimônia longa e muito forma, trocando por uma ação social a uma entidade da cidade”, explicou o presidente do clube rotário que marcou o encontro para o domingo, pela manhã.
Juntamente com a cerimônia de posse de todos os integrantes do Conselho Diretor do Rotary Club de Marília-Coroados, parceiros articulados pelo clube ofereceram uma “manhã de beleza”, com cortes especiais de cabelo, maquiagem, pedicuro e manicure com pessoal especializado. “Mais uma vez o pessoal da Efac colaborou com esta ação, com alunos e professores que embelezaram os idosos de forma bem carinhosa”, agradeceu o dirigente rotário local a Escola de Formação Profissional da Beleza (Efac), ao acrescentar o apoio do escritório “Vilela e Cesário contadores associados”, que também contribuiu com a ação social.
Fundado em 1955 o asilo da Mansão Ismael tem recebido ajuda de diversas entidades assistenciais da cidade e está concluindo uma recente reforma de adaptação as normas da Vigilância Sanitária. Com 70 idosos assistidos, os materiais de higiene pessoal são muito necessários diante do uso em grande quantidade pelos moradores da terceira idade. “Essa contribuição do Rotary, muito nos ajudará, pois, temos a necessidade desse material para muitos idosos com poucos recursos”, agradeceu Maria Elisa da Silva, a atual presidente da Mansão Ismael que esteve participando da cerimônia rotária realizada na área de convivência do asilo, quando houve a posse do Conselho Diretor do RC de Marília-Coroados com a presença do Governador do Distrito 4510 do Rotary International, o médico Wilson Hironobu Yamashiro, associado do Rotary Club de Marília, que encerrou a gestão no último dia 30 de junho. #Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME
O Unyclub utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa
Política de Privacidade
e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.